quarta-feira, 18 de maio de 2011

FATEC-ID recebe comunidade Indaiatubana para cadastramento de doadores de medula óssea


A campanha de cadastramento de doadores de medula óssea realizada no último sábado dia 14/05 no campus da FATEC-ID cadastrou 131 novos doadores junto ao REDOME – Registro de Doadores de Medula do Ministério da Saúde.

A ação foi o resultado do 2º Trote Solidário DAÍ BIXO! realizado pela FATEC-ID em parceria com a GABRIEL e o Hemocentro da UNICAMP que receberam alunos e membros da comunidade que compreenderam a importância desse gesto de solidariedade que pode salvar vidas. Segundo a Profª. Silma Pompeu os calouros se envolveram e realizaram um pré-cadastro junto aos demais alunos da faculdade e membros da comunidade.

Hoje no país existem cerca de 2 milhões e 300 mil pessoas cadastradas no REDOME, mas a dificuldade de se encontrar um doador compatível aos milhares de pacientes que necessitam de transplante de medula ainda é grande. As chances de compatibilidade entre doadores e receptores não aparentados são de 1 para 100 mil podendo chegar a 1 em 1 milhão. Portanto, essas 131 pessoas que se deslocaram até a FATEC no último sábado podem representar a diferença entre a vida e a morte de alguém.

Campanhas como estas, são autorizadas pelo Ministério da Saúde somente a cada 2 anos. Porém, segundo a presidente da GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, há a possibilidade de se estabelecer uma parceria com o Hemocentro da Unicamp para realizá-la anualmente, por serem campanhas de menor porte, onde são cadastradas no máximo 200 pessoas.

Os resultados na campanha de sábado foram consideradas muito positivas pelo Hemocentro da UNICAMP, pois refletem o nível de conscientização da população que compareceu espontaneamente para se cadastrar. Segundo Valdir de Carvalho, diretor da GABRIEL campanhas como estas buscam qualidade de doadores e não a quantidade.

Trabalharam na campanha, funcionários do Hemocentro da UNICAMP, técnicos da Secretaria de Saúde, voluntários da GABRIEL e alunos da FATEC. O BOS - Banco de Olhos de Sorocaba também esteve presente e confeccionou mais 54 cartões de doadores para Indaiatuba.
A campanha contou com importantes parceiros como: HAOC Saúde, Hospital Santa Ignês, Tabelião Mesquita e Colégio Meta. Os voluntários que trabalharam no evento receberam café e almoço fornecidos pelos Supermercados Cato e Supermercado Pague-Menos, Padaria Suíça e Padaria Gianini,.

Mais informações de como se cadastrar, consulte o site www.gabriel.org.br ou www.inca.gov.br


Fotos: Valdir de Carvalho